Desenvolvimento Emocional
Desde o nascimento que as emoções estão presentes no ser humano. Aqui encontra informação resumida sobre a forma como se manifestam nas diferentes idades.
- Um recém-nascido tem dois estados emocionais básicos: atração a algo que lhe é agradável e irritação devido a um estímulo desagradável. Os bebés estão principalmente preocupados em satisfazer as suas necessidades. Acontecimentos inesperados assim como o barulho são muitas das vezes desagradáveis. Enquanto o contato físico é algo que os faz sentir seguros e mais calmos.
- Cerca das 6-10 semanas, os bebés riem quando veem o rosto de alguém, o chamado sorriso social.
- A partir dos 3 meses, os bebés conseguem interpretar as emoções básicas dos seus pais. Cerca dos 3-4 meses, os bebés são capazes de rir às gargalhadas em resposta a um estímulo direto (por exemplo fazer cócegas).
- Com 4-6 meses os bebés ficam zangados com mais frequência e de forma mais intensa.
- Aos 6 meses, a expressão emocional encontra-se bem desenvolvida, sendo a ansiedade o último fator a desenvolver-se. A ansiedade torna as crianças mais cuidadosas, por exemplo no que diz respeito a pegar em novos objetos. As crianças começam também a demonstrar vertigens. O medo de entrar em contacto com pessoas estranhas é, nesta idade, o medo mais comum. Cerca dos 6 meses é também quando as crianças começam a rir com mais frequência assim que estão perto de pessoas que lhes são familiares, melhorando o seu relacionamento.
- Cerca dos 7-10 meses, as crianças entendem as expressões faciais como sendo padrões bem definidos: “A mamã está triste”, procurando de propósito pistas que lhes mostrem o estado emocional dos seus pais / familiares. Isso dá à criança, uma base segura para explorar.
- Perto dos 18 meses, as crianças sabem que as reações emocionais dos outros podem ser diferentes das suas. Por exemplo, quando elas estão a comer uma bolacha e acham que ela é deliciosa, outra pessoa não tem que necessariamente achá-la saborosa.
- No final dos 2 anos, quando o sentido de si próprio surge, outras emoções tais como a de culpa, vergonha e orgulho também aparecem. As situações nas quais estes sentimentos surgem são influenciadas pelo meio onde a criança se desenvolve e variam de cultura para cultura.
- Depois dos 2 anos, as crianças começam a falar mais sobre os seus sentimentos e aprendem a gerir as suas próprias emoções.
- Com 3 anos, as crianças podem ter uma expressão facial que pode divergir daquela que realmente sentem.
- Cerca dos 4-5 anos de idade, as crianças conseguem identificar as causas que fazem outras pessoas sentir determinadas emoções: “A mamã está feliz porque recebeu um presente”. Também compreendem que o que estão a pensar está relacionado com o que estão a sentir. Por exemplo, se pensam num pesadelo, começam-se a sentir um pouco assustadas. Além disso, é nesta altura que começam a consolar e a animar outras pessoas.
- Aos 7-8 anos, as crianças estão conscientes que é possível sentir duas coisas ao mesmo tempo (“Eu estou zangado e triste”). Aprendem também que as pessoas muitas vezes aparentam uma coisa mas estão a sentir outra.