A Nossa Escola
“Na escola aprendemos história, geografia, matemática, francês, desenho e ginástica…e sobre afetividade, o que é que aprendemos? Nada. Nada sobre a forma como intervir quando se desencadeia um conflito num elevador. Nada sobre o luto, nada sobre o domínio do medo, nada sobre a expressão sã da ira” (Filliozat, 1997).
A Inteligência Emocional resulta de uma aprendizagem constante ao longo da vida. Os adultos podem e devem contribuir amplamente para o desenvolvimento das competências emocionais das crianças. Pois a Inteligência Emocional favorece o relacionamento com os outros e consigo mesmo, melhora a aprendizagem e favorece o bem estar pessoal e social.
A história do João
O João é uma criança muito adorada pelos seus pais, que fazem tudo o que podem para o ver feliz. Com 8 anos o João está agora no 3.º ano. Sempre foi um bom aluno, muito aplicado e bem comportado nunca teve um recado de mau comportamento na sua caderneta escolar. Contudo, o professor preocupa-se com os sinais cada vez mais evidentes de timidez do João. Nunca responde a questões que não sejam diretamente colocadas a ele, e quando tem dúvidas não as expõe ao professor pelo que por vezes fica atrasado no seu trabalho
. As suas notas baixaram em relação ao período passado. No recreio está sempre sozinho, sentado a olhar os colegas ou a ler um livro que trás de casa. Para a semana é o seu aniversário, e os pais estão muito preocupados pois apenas um dos meninos da sala do João aceitou vir à sua festa. Quando falaram com o filho este começou a chorar enquanto repetia “ninguém gosta de mim, detesto a escola”.
E agora o que pode o João fazer?
A zanga do Vítor
Toca a campainha, todos se precipitam a sair da sala de aula para irem para a rua brincar. Quando estavam a sair o Vítor tropeçou na mochila da Mariana a caiu. A Mariana tinha deixado a mochila no chão pois estava com pressa para ir brincar com a nova boneca da Rita. O Vítor ficou muito irritado, foi ter com a Mariana e a gritar acusou-a de ter deixado a mochila no chão de propósito para o fazer cair. A Mariana pediu desculpa mas o Vítor não quis ouvir e continuou a acusa-la e a ofende-la.
Porque ficou o Vítor tão zangado, quando a Mariana não fez de propósito?
Todos os dias as nossas crianças enfrentam diversos problemas e dilemas, alguns semelhantes aos descritos acima. São situações que colocam diariamente à prova a sua Inteligência Emocional e que podem afetar as suas relações, rendimento escolar e acima de tudo a sua felicidade. Uma Inteligência Emocional desenvolvida é sinónimo de crianças mais felizes e consequentemente pais menos preocupados!
