A Nossa Escola
“Na escola aprendemos história, geografia, matemática, francês, desenho e ginástica…e sobre afetividade, o que é que aprendemos? Nada. Nada sobre a forma como intervir quando se desencadeia um conflito num elevador. Nada sobre o luto, nada sobre o domínio do medo, nada sobre a expressão sã da ira” (Filliozat, 1997).
A Inteligência Emocional resulta de uma aprendizagem constante ao longo da vida. Os adultos podem e devem contribuir amplamente para o desenvolvimento das competências emocionais das crianças. Pois a Inteligência Emocional favorece o relacionamento com os outros e consigo mesmo, melhora a aprendizagem e favorece o bem estar pessoal e social.
A história do João
O João é uma criança muito adorada pelos seus pais, que fazem tudo o que podem para o ver feliz. Com 8 anos o João está agora no 3.º ano. Sempre foi um bom aluno, muito aplicado e bem comportado nunca teve um recado de mau comportamento na sua caderneta escolar. Contudo, o professor preocupa-se com os sinais cada vez mais evidentes de timidez do João. Nunca responde a questões que não sejam diretamente colocadas a ele, e quando tem dúvidas não as expõe ao professor pelo que por vezes fica atrasado no seu trabalho. As suas notas baixaram em relação ao período passado. No recreio está sempre sozinho, sentado a olhar os colegas ou a ler um livro que trás de casa. Para a semana é o seu aniversário, e os pais estão muito preocupados pois apenas um dos meninos da sala do João aceitou vir à sua festa. Quando falaram com o filho este começou a chorar enquanto repetia “ninguém gosta de mim, detesto a escola”.
E agora o que pode o João fazer?
A zanga do Vítor
Toca a campainha, todos se precipitam a sair da sala de aula para irem para a rua brincar. Quando estavam a sair o Vítor tropeçou na mochila da Mariana a caiu. A Mariana tinha deixado a mochila no chão pois estava com pressa para ir brincar com a nova boneca da Rita. O Vítor ficou muito irritado, foi ter com a Mariana e a gritar acusou-a de ter deixado a mochila no chão de propósito para o fazer cair. A Mariana pediu desculpa mas o Vítor não quis ouvir e continuou a acusa-la e a ofende-la.
Porque ficou o Vítor tão zangado, quando a Mariana não fez de propósito?
Todos os dias as nossas crianças enfrentam diversos problemas e dilemas, alguns semelhantes aos descritos acima. São situações que colocam diariamente à prova a sua Inteligência Emocional e que podem afetar as suas relações, rendimento escolar e acima de tudo a sua felicidade. Uma Inteligência Emocional desenvolvida é sinónimo de crianças mais felizes e consequentemente pais menos preocupados!